Acabaram as semanas cariocas de moda! E o que usar no Verão 2012 é a pergunta que fica!!!

E as luzes se apagam, o burburinho vai cessando, as borbulhas desfazendo-se nos flutes... poooxa... acabou, que pena, todos pensam... ui, que nada, ainda bem, pois eu não aguentava mais um desfile, mais uma coleção, mais uma cruzada de pernas, mais uma modelo anoréxica, outros pensam....

Enfim, tudo isto é real, e tudo isto pode ser imaginário, mas... como diria Jammil, em suas mil e uma noites de prazer baianas: "Acabooou.. ohohohoh... acabooouuu... A-Ca-Bou!!! E, fora a música que passou, o que ficou?  Afinal, festa é bom, mas trabalho, melhor ainda!!!

E a principal lição desta maratona fashion se chama "Sustentabilidade"!!! Sendo esta vista de várias formas, desde os cenários de sonho da Bia Lessa (tanto no impactante palco feito todo em latinhas recicláveis do desfile do Victor Dzenk, quanto na passarela confeccionada em pó de serragem do desfile clean da Mara Mac). 
Sustentabilidade no desfile do "mago" Victor Dzenk

E, por falar em Dzenk, ele nos deu uma lição de sustentabilidade em todo o seu desfile-show, desde o cenário propriamente dito até todo o resto, pois evocava a mãe-natureza em prosa, verso e na poesia da musa Fafá de Belém. E as estampas, o que foi aquilo, papai-do-céu? Lindas, magistrais como só aquele mago é capaz de fazer.

Estampas tropicais nos desfiles Blue Man e Espaço Fashion

Esta sustentabilidade também foi MUITO bem explorada, não só nas estampas de folhagens e bichos que se viam aqui e ali, mas no desfile da Blue Man, onde foi feita uma homenagem ao criador da marca, Daniel Azulay, e uma releitura de seus clássicos, a começar pelos biquinis em jeans, cortininhas, engana-mamãe, e estampas de araras e outros bichos (olha o blockbuster "Rio" aí, gente!!!!). Afinal, sutsentabilidade e reciclagem tem tudo a ver e são as palavras da ordem no atual mundo real! 

Folhagens em diferentes leituras na Lenny e Espaço Fashion

Outra que explorou bastante bem o tema foi a Ágatha, em seu desfile de estréia. Afinal o tema foi "Criação", e e estilista Ceiça Gioiell passeou com tanta propriedade entre Terra, Céu e Mar que nos fez sonhar com um mundo onde o cinza só vinha das cinzas de um vulcão, e jamais das fumaças de Cubatão. No desfile dela, a sustentabilidade se traduziu, ao meu ver, tanto nos trabalhos manuais de crochés, quanto nas estampas de folhagens mas, principalmente, nos paetês de couro rústico, evocando mulheres das cavernas, com as vestes mais fashion jamais vistas... ou seja, sustentabilidade elevada à enésima potência poética e criativa.

Paetês em couro e crochês no desfile da Ághata

E, para terminar o tema sustentabilidade, também foi bastante percebido nas tramas rústicas, nos crochês vistos em vários outros desfiles, como Sacada, Coca-Cola Clothing, Bianca Marques (só para citar alguns). Afinal, tramas rústicas não poluem, dão emprego às comunidades carentes e evocam amor ao natural.

Crochês também nos desfiles da Cavendish, Coca-Cola Clothing e Herchcovitch.

Além da sustentabilidade, traduzida em diversos conceitos, como explicado acima, o verbo mais conjugado nas semanas de moda carioca foi "Plissar": Eu plisso, tu plissas, ela plissa. Vovó plissou e eu (se for magra e alta) também plissarei. 

E porque a ressalva, Dany? A conjugação "Plissar" não é universal??? 

Plissando com Alessa, British Colony e Sacada

Ops.. pelo contrário, esta conjugação tem tudo para dar um futuro MENOS que perfeito, afinal, plissados agregam volume à silhueta e são muito, mas muito perigosos mesmo. Ou seja, apesar de 9 entre 10 estilistas pregarem a volta da moda das vovós, mas num estilo mais leve e atual, obviamente, a mamãezinha aqui pede: CUI-DA-DO! E dá uma dica: tem bumbum demais e peito de menos? Invista em blusas plissadas para contrabalancear seu shape (e calças sequinhas). E o oposto também vale, ok?

Mais plissados com Bianca Marques, Filhas de Gaia e Coca-Cola Clothing

Outra tendência que vem muito forte é a alfaiataria. E, se vier pintada de branco, a cor da paz e da luz, tanto melhor!!! Alfaiataria foi muito bem vista no desfile da Mara Mac, como sempre magistral. E o Herchcovitch, que loucura maravilhosa foi aquele desfile de estréia no catwalk carioca? Pois, como digo, gênio é gênio e não precisa de muito para mostrar seu talento. 
Alfaiararia "branca" no cat walk da British Colony, Mara Mac e Walter Rodrigues.

E o que ele fez? Jeans!!! Afinal, quer coisa mais prosaica que jeans? Mas nada prosaico na tesoura e traços dele, que conseguiu até mesmo brincar de alfaiate naquelas peças que rapidamente se tranformaram em sonho das garotas cariocas e, por que não dizer, de todo o Brasil. E., por falar neste gênio, os crochês dele (olha aí a sustentabilidade) também deram o que falar...

Este desfile deu o que falar, afinal, gênio é gênio!

Putz... me pediram para fazer um balanço geral das semanas de moda, e isto é tema que não se esgota... mas, para terminar, vou tentar listar APENAS as cinco maiores sacadas que eu vi em quase todos os desfiles que assisti:

01. A já comentada "Sustentabilidade" traduzida em estampas de florestas, aves, hibiscus.
02. Tramas artesanais, como crochês e tricots.
03. Os já famigerados plissados (ao meu ver, a nova armadilha da moda, tal e qual as calças harém o foram... CUIDADO, pessoas!!!!)
04. A Alfaiataria, muito presente em grande parte das coleções apresentadas
05. As costas nuas! Vocês conferiram os modelitos desfilados em frente e verso? Eu sim, e amei tanta sensualidade discreta e implícita, como deve mesmo ser.

As costas foram um show à parte nos desfiles, em especial Mary Zaide, Herchcovitch e Mara Mac.

E as cores? Bom... as cores veronis são, 100% certo: BRANCO, azul e tangerina. O resto, claro que qualquer cor é bem-vinda... mas.... vamos combinar, por favor, deixe seus tons fluor (amarelo neon, rosa chiclete, etc...) neste verão BEM escondidinhos, ok? Ou melhor, doe! DOE para o Exército da Salvação, pois, quem sabe, eles não dão um fim digno a esta cor meio sem noção que por tantas estações perdurou?

Tangerina Maria Bonita Extra, Branco com brilho na Mary Zaide e tudo Azul na passarela Blue (Man).
Enfim, que venha o verão! E... já estou ansiando pelo espocar das borbulhantes na primeira cena do catwalk da próxima temporada outono-inverno 2012. E, quer uma dica longíqua? No inverno 2012, aposente sua onça e atualize sua estampa em zebra. Mas, por que, Dany? Sei lá, amigos, mas que a onça cansou.... ah, isto cansou... e o mago das estampas Roberto Cavalli anda desfilando uma zebrinha aqui e outra acolá... ou seja... vai pegar, vai por mim!!!

Só deu azul, em todos os tons, nas passarelas de Bianca Marques, AcquaStudio e Maria Bonita Extra.

Vocês já conhecem o software Com Qual Roupa? É o maior closet virtual do Brasil! Está esperando o quê para entrar nesta comunidade que não pára de crescer? Acesse www.comqualroupa.com.br para maiores informações.

2 comentários:

  1. Olá Dany, como sempre dando altas dicas e super antenada em tudo !!!

    Só fiquei curiosa com relação aos calçados. O que será tendência, o que vai usar???

    beijão
    Eliane

    ResponderExcluir
  2. boa dica. Logo eu, uma centopéia de plantão, me empolguei tanto com o vestir, que esqueci de conjugar o verbo "calçar". Mas fica a dica para o post que, de repente e se conseguir tempo, rola até o próximo domingo (afinal, este fds é Valentine´s Day e estou pensando em dar umas dicas para as moçoilas casadoiras). Bjksss

    ResponderExcluir

Para te encorajar a escrever, pois adoro quando comentam meus posts!