Grandes Mestres ao alcance de um click, no Google Arts

A Noite Estrelada, de Van Gogh
Todo mundo que gosta de moda precisa conhecer um pouco de arte. E como nós, pobres mortais, não temos como visitar as galerias de arte ao redor do mundo e conhecer as obras primas dos grandes mestres, o Google traz estas mesmas obras para nossa casa e, ao clique de um mouse, podemos analisar detalhes e ver as obras por trás das obras. 

O caso é que o site, para deleite nosso, desenvolveu um potente método para fotografar as peças e, por causa deste e do zoom fortíssimo que podemos dar nas telas, conseguimos ver até Rembrandt escondido em uma de suas telas (A Ronda Noturna, de 1642), por trás das sombras, tal qual um voyeur. E, como você pode verificar os mínimos detalhes, até consegue perceber ondulações e crateras que lembram a própria superfície lunar, numa profundidade impossível de vislumbrar a olho nu na tela A Noite de Estrelada, de Van Gogh, por exemplo. Também, pudera, não é todo dia que podemos ter em mãos um close de uma imagem de 7 gigapixels!
Os Embaixadores, de Holbein

Pena que algumas das maiores obras primas do mundo ainda não estão disponíveis, como Guernica e o acervo do Louvre (Mona Lisa, de Da Vinci, entre outras), mas, espero, será questão de tempo e negociação, até que todas estas maravilhas estejam ao alcance de nosso mouse, onde, deitados em nosso sofá com o laptop no colo e um jazz calminho no som, poderemos verificar os detalhes que, por causa das cotoveladas e pressões de tempo nos museus originais, não conseguimos perceber. 
A Ronda Noturna, de Rembrandt

E, vou te dizer, perceber uma obra impressionista, conferir detalhes e analisar a iluminação, imaginando o que aqueles mestres de séculos passados pensavam ao pintar tamanhas belezas, é experiência única e imperdível. Palmas para a iniciativa do Google!
O link para o museu virtual é: http://www.googleartproject.com/
Infelizmente, Mona Lisa não faz parte do acervo do Google Arts.

Um comentário:

  1. Eu visitei o Louvre em Paris e fiquei decepcionada com a pintura original da Monalisa, tb conhecida por lá como "La Jaconde". É minuscula e fica super longe do publico :(

    ResponderExcluir

Para te encorajar a escrever, pois adoro quando comentam meus posts!