Homenageando os que partiram e deixaram saudades: Dia de Finados

Hoje não é dia de falar de coisas, e sim de pessoas. Hoje não é dia de falar de sapatos, e sim de sentimentos. Hoje não é dia de extravazar, e sim de interiorizar pensamentos. Hoje não é dia de preto, e sim do branco, a cor da reflexão, da pureza, da mudança.

Sim, amigos virtuais, hoje é Dia de Finados e precisamos homenagear nossos mortos e saber valorizar o que eles fizeram em vida, pois foram eles quem nos influenciarem a sermos quem somos. Sabem, até uma atitute que, ao seu ver, foi tomada de forma radical e dura, pode ter influenciado sua vida futura de forma positiva.


Eu tenho meus mortos para velar. Tenho meus mortos para homenagear e vou, com certeza, passar o dia pesando neles, jamais vestindo preto, jamais chorando (apesar das lágrimas chegarem ao meu rosto quando escrevo para vocês e manipulo as imagens deles), e sim, simplesmente, pensando e homenagenado suas presenças e torcendo que eles estejam fazendo companhia ao meu papai-do-céu querido e também a diferença entre os que por lá habitam.



Vovó Nayade e meu pai, Vitor Padilla

Penso em meu pai, sempre tão boêmio, um tantinho ao quanto irresponsável, que vivia brigando comigo por vários motivos, nem sempre justos! E eu, sempre tão segura de mim por fora e insegura no interior, ficava p..... da vida com ele, que não sabia gerenciar sua própria vida e vinha meter o bedelho na minha... Santa Maturidade que chega tardiamente e nos faz perceber a vida de outra forma e entender que meu pai só queria o melhor para mim, apesar de não conseguir expor seu ponto de vista, afinal, o dom da escrita e da palavra sempre foram mais presentes em mim do que nele. 

Ele me via num caminho, na visão dele, irresponsável, por eu sempre ter sido empreendedora e buscar minha felicidade até mesmo em detrimento da segurança financeira que um bom emprego pode nos trazer ou da segurança emocional que uma sólida relação ajuda. Com certeza ele sentiria orgulho de mim, agora, apesar de temer minha estabilidade, tenho certeza disto.... Afinal, apesar dos percalços e dificuldades da vida, estou feliz e com um lindo caminho pela frente.



Penso em minha vovó Nayade, outra boêmia maravilhosa, cantora de ópera e feliz por natureza, que me deu tanto em vida, e tanto quando saiu dela. Penso naquela senhora complicada, de gênio fortíssimo, alemã que não sabia exprimir emoções e que eu, mais jovem, não entendia seu ponto de vista. Penso em como ela me amou, em como ela se preocupou comigo, em como ela foi a referência mais sólida em minha vida (após minha mãe). E, novamente, agradeço à maturidade, pois somente esta me fez entender as atitudes da minha avó em vida e me deu tempo de dar o máximo de carinho e amor possíveis, atenção idem, à esta que foi minha segunda mãe.

Penso no meu vovô Harry, marido da vovó Nayade, com aquele jeitão caladão, mas sólido como uma rocha. Lutou na guerra, foi declarado morto duas vezes, mas viveu seguindo em frente, se levantando de uma mesa no IML(literalmente)  para ver crescer os netos e nos dar, somente com sua presença quase invisível, a força e o amor que precisávamos para sermos estes seres humanos incríveis que a vida e o amor dos nossos próximos nos formaram e transformaram.



Lembro dos meus outros avós, Ivette e Djalma, tão maravilhosamente amorosos, casados por mais de 60 anos, que só distribuíam amor para seus familiares. Vovó, sempre tão família e amorosa com todos, era um verdadeiro eixo de ligação entre primos e irmãos, entre tios e sobrinhos... casa  sempre cheia, coração com espaço para mais um. E vovô, gordoooo, um verdadeiro gourmet e gentleman, que me trouxe o gosto pela boa comida e pela cozinha em geral. Vovó, que me ensinou a amar incondicionalmente, a me entregar aos que admiro sem medo de ser feliz, mesmo que depois eu precise recolher os caquinhos da alma. E vovô, que me ensinou a importância do cavalheirismo e como um homem pode tratar bem uma mulher que ama (isto me vacinou contra os "cafajestes de plantão" e me mostrou a importância do amor e do respeito ao próximo), afinal, em 60 anos de relação com vovó, ele nunca ficou uma sexta-feira sem trazer uma lembrancinha para ela que também fazia sua parte, respeitando-o, elevando-o mesmo nos momentos em que ele perdeu tudo. Afinal, o amor é o que importa, sempre.

Infelizmente não tenho fotos escaneadas dos meus outros avós.

Enfim, poderia passar a manhã inteira discorrendo sobre meus entes queridos e como eles foram maravilhosos para mim, mas o que quero mesmo, hoje, é prestar uma homenagem às pessoas mais importantes da minha vida (tirando minha mãe que, graças a Deus, está feliz na França curtindo férias com o marido) e mostrar para vocês que, mesmo que num primeiro momento, seus próximos aparentem não te amar tanto, ou respeitar o quanto você gostaria que, certamente, este não é o caso.

Pensem muito nisto e aproveitem o dia para se interiorizar e entender o sentido da sua vida e de todos os que passaram por ela, para que vocês realmente possam fazer a diferença na vida e fazer da suas vidas e da do próximo vidas diferente idem. 



Vistam branco, comprem flores, caminhem na praia ou no campo, cumprimentem um amigo, olhem para seus parceiros e familiares com outros olhos, afinal, nunca se sabe o dia de amanhã e por quanto tempo  mais esta pessoa estará ao seu lado. Reflitam MUITO hoje e valorizem os mínimos momentos e carinhos, pois são estes que formam sua personalidade e caráter para o futuro que chega. Pense nisto hoje, construa sua maturidade de amanhã e felicidade de sempre.

Vamos usar branco para homenagear os que partiram? Na foto, meu pai em momento "família feliz"


E por que não? Feliz Dia de Finados, afinal, se não são por eles, como ser por nós? Mas, felicidade apenas pelo que nos ensinam, jamais por sua partida, pois, principalmente no caso dos meus avós e meu pai, hoje é um dia de muitas saudades e poderia ser de tristeza, mas me recuso a homenagear os que amo e me fizeram ser diferente com a dor do pranto contido, apesar de sentido. Os homenagearei com um lindo sorriso no rosto e dizendo simplesmente: OBRIGADA pela passagem maravilhosa em minha vida. Pena que não foi por mais tempo, mas vocês vivem em mim, e vão viver para o Universo até o dia em que a última pessoa que lembrar de vocês desaparecer da Terra. E, se depender de mim, vocês viverão para sempre e seu exemplo será transmitido por gerações.


Descansem em paz, meus entes queridos!



HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS
 
O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca. É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
 
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.  Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".

O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.



Para me contratar como sua "Personal Stylist" é só ligar (21) 7897-2312 / (21) 9985-9808 ou enviar email para danypadilla@comqualroupa.com.br - atendo a todo o Brasil presencialmente ou online - acesse o site www.danypadilla.com.br para maiores informações. 

Vocês já conhecem o software Com Qual Roupa? É o maior closet virtual do Brasil! Está esperando o quê para entrar nesta comunidade que não pára de crescer? Acesse www.comqualroupa.com.br para maiores informações.

3 comentários:

  1. Dany,amei a sua maneira de encarar a morte,acho que é dessa forma que devemos agir,hoje tá fazendo dois meses e 7 dias que meu filho morreu,um rapaz maravilhoso,mega inteligente,amava a vida,gostava de artesanato,de moda e formou-se em turismo,enfim,era meu único filho homem e era alto astral,sempre me deixava pra cima,mais se DEUS quis assim,que seja feita a vontade do PAI ETERNO.Desejo todo sucesso do mundo pra vç,ah! eu tbm adoro moda,estilo,artesanato,decoração e alegria,alegria em tudo na vida.Vç amada,nasceu para brilhar!!!!

    ResponderExcluir
  2. você deveria ler o Livro Tibetano do Viver e do Morrer, é incrível e te ajudará a encarar melhor esta partida do seu filho, além de te espiritualizar ainda mais!

    Bjks feliz da vida pelos elogios maravilhosos que me fizeram acordar com um super sorriso no rosto!
    Dany

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana sua homenagem, ao dia de finados.Fiquei emocionada.Em meio a tantas perdas queridas,o nos resta são as boas lembranças de momentos incríveis, e o desejo que eles tenham muita,muita luz onde quer q estejam e bem!
    Luz e Paz.

    ResponderExcluir

Para te encorajar a escrever, pois adoro quando comentam meus posts!