A Moda está na Moda?


 E não é que estava em um desfile de moda, loja chiquetérrima, e uma menina, com apenas 09 anos, filha de uma amiga minha, me fez esta pergunta? Fiquei tão surpresa, que pedi à ela que prolongasse o assunto... E a fofa comentou que não gostava de looks ‘combinandinhos’ e por aí vai...  Pois é, esta pequena expert em moda está muito certa, pois a pior coisa que existe são as pessoas seguidoras de tendências, apenas por estas estarem na moda, as chamadas Fashion Victim

 
O mais importante é desenvolvermos um estilo pessoal e consumirmos, na moda, apenas aquilo que tem a ver com a nossa personalidade, estado de espírito ou, ainda, nosso tipo físico. Imaginem uma moça bem gordinha, usando um vestido justo que deixa à mostra todas suas gordurinhas, só por que o shape da peça está na moda? É o fim da picada, vamos combinar... Ou uma baixinha usando calças saroel, com gancho bem baixo, que encurta sua silhueta. Complicado, não? 


Mas, existe um outro lado do mundo fashion, que é a moda como negócio. Percebemos isso ao assistirmos à vários realities shows focados em estilistas ou modelos (Project Runaway, entre outros) ou às tantas novelas que levam o figurino a sério, como o remake de "Ti Ti Ti", a consultora de imagem em "Escrito nas Estrelas", entre outras novelas brasileiras mais recentes. 
A guerra dos estilistas de Ti Ti Ti

Há o imenso sucesso comercial das semanas de moda - Fashion Rio e São Paulo Fashion Week – e a conseqüente exposição à mídia deste setor, segundo maior empregador nacional, que alçou à qualidade de estrelas suas modelos e principais estilistas (por sinal, vocês sabiam que nem a França, país que respira moda, dá tanto espaço ao setor quanto a mídia brasileira?). E isto para não falar da proliferação em progressão geométrica de lojas virtuais tendo como foco de business a moda. 

Com tudo isso, acabo certa de que, sim, a moda está na moda!!! Mas como um negócio sério, pensado, focado em lucros e resultados.  E tem mais? Sim! Os grandes magazines, como Riachuelo, C&A, Gap, H&M, para citar alguns exemplos, agregaram valor às suas marcas, se unindo a estilistas do porte de Oskar Metsavaht, Reinaldo Lourenço, Glória Coelho, Stella MacCartney, Emilio Pucci, Diane Von Furstemberg. E agora está ocorrendo o retorno à moda elegante para as plus size, tão depreciadas, pouco tempo faz,  pela indústria fashion, em detrimento do estilo glam das esquálidas manecas e suas seguidoras: as adolescentes anoréxicas.



E pessoas, vamos combinar que, para esta indústria ser tão lucrativa quanto os investidores o desejam, as coleções tem que se multiplicar e os estilos que estão na moda idem. Pois o que faz a indústria da moda lucrar é o consumismo desenfreado, estimulado por tantas e tantas revistas de moda... E, se eu que trabalho com isto, acabo ficando confusa, imagine minha pobre leitora cujo foco profissional é outro?

Confesso que, em determinado momento, comecei a consumir moda em detrimento do estilo pessoal, e acabei virando uma salada ambulante e sem personalidade. Ainda bem que este surto passou rápido e logo fiz as pazes com minha imagem... 



Agora... que atire a primeira pedra quem de nós não consome moda? Eu, realmente, tenho telhado de vidro, pois aqui em Ipanema, onde moro, as liquidações parecem como o canto da sereia, me seduzindo com lindos sapatos ou vestidos maravilhosos e, confesso, tentei ser cega a este movimento consumista, afinal, tenho mais de 1.000 peças no meu armário, mas, como dar as costas a uma vitrine com 70% de liquidação e um vestido clássico que me acompanhará por anos a fio? Complicado, não?



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