Porque nos boicotamos tanto?


Estava eu saindo da minha terapia, quando me deparo com uma moça linda, ruiva, com uma maravilhosa saia estampada e uma flor no cabelo. Ou seja, ela se preocupou com estilo e bem vestir e estava linda na segunda pele dela. E eu, imediatamente, reagi à sua presença e exclamei: 

- Nossa, que saia maravilhosa!!!

E ela me responde:

- Bobagem, é tão velha.... simplesinha mesmo...

Na mesma hora me pergunto e pergunto à minha terapeuta o porquê de nós, mulheres, nos desmerecermos tanto.... E saio do consultório com esta questão na mente. E, sabe o que acontece, de novo? Entro no elevador, vejo uma linda sandália rasteirinha, bem gladiadora, que me remeteu à Diana caçadora dos áureos tempos romanos. E, obviamente, elogio a sandália. E o que eu recebo em troca?

- Obrigada, ela é linda mesmo, mas é da coleção passada, nada demais....

Gente! É um absurdo isto. Porque nos desmerecemos tanto? Porque não aceitamos elogios e ponto. Não seria mais simples você escutar alguém elogiando sua bolsa ou cabelo e dizendo “obrigada”? Juro para vocês que a humildade não é medida nestes gestos e sim por atitudes completamente diferentes deste. Estes atos, além de não tão elegantes, só vão lhe botar para baixo e mostrar seus defeitos, que nós tanto queremos esconder do mundo em geral, não é? Afinal, porque nos preocupamos tanto com a moda? Por que queremos ser aceitas e admiradas como parte de um grupo. E quando somos nossas primeiras algozes, algo está muito errado.

Sempre lembro das imperfeições como um diferencial só nosso. Afinal, algo que está na moda hoje, amanhã pode não estar mais. Nos áureos tempos, quando mais gordinha você era, mais chamava a atenção. Hoje a magreza impera, mas já existe um movimento que está trazendo a opulência de volta. O que seria da Cindy Crawford sem a pinta? E da Gisele sem os lindos seios (por sinal, o silicone é moda recente)?

Quer outro exemplo de que o diferente é o que chama atenção? Há muito pouco tempo atrás, dentes com falha na frente, tipo uma janelinha, eram tidos como terríveis e as pessoas viviam em consultórios dentários tentando fazer jaquetas para deixar sua boca cada vez mais perfeita. Hoje esta estética mudou e sabe quem é a musa do Karl Langerfeld e dorme com o Johnny Depp todas as noites? Vanessa Paradis.

Enfim, quem está na moda é você, com todos os seus erros e acertos. Nunca tente ser o espelho de ninguém, busque em si mesma sua própria essência e se assuma como estrela do seu próprio tapete vermelho. E, se te elogiarem, pense duas vezes antes de se depreciar, afinal, o mundo já tem pessoas demais querendo fazer isto e você não precisa atirar a primeira pedra em si mesma. Não tenha culpa de estar se sobressaindo, seja, simplesmente, você. E sim, aceite o elogio respondendo com toda educação e delicadeza:

- Muito obrigada, sabe que também eu adoro esta saia.

Ou

- Muito obrigada por elogiar meu cabelo. Também gosto muito dele e temos que tecer os maiores elogios ao profissional tal, responsável por deixá-los com esta vida e volume. E saia brilhando, pois a vida é curta demais para você se culpar por apenas estar bela ou ter estilo próprio!


Para me contratar como sua "Personal Stylist" é só ligar (21) 7897-2312 / (21) 9985-9808 ou enviar email para danypadilla@comqualroupa.com.br - atendo a todo o Brasil presencialmente ou online - acesse o site www.danypadilla.com.br para maiores informações. 
Vocês já conhecem o software Com Qual Roupa? É o maior closet virtual do Brasil! Está esperando o quê para entrar nesta comunidade que não pára de crescer? Acesse www.comqualroupa.com.br para maiores informações.

5 comentários:

  1. Apoiada!
    Lila Czar
    seviracom30.blçogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sempre leio tudo que você publica, hoje ao deparar com este novo post, parei pra ler com mais atenção e refletir sobre ele; há muito percebo isso nas pessoas, em mim também, óbvio, um dia alguém me alertou, que as pessoas não sabem receber elogio, quando alguém as elogia, é como se a estivesse ofendendo, e a pessoa em questão corre logo a mostrar um defeito, as vezes inexistente, as vezes imperceptível, é como se estar bonita, ser bonita, fosse contra as regras da humanidade; depois dessa puxada de orelhas, mudei meu comportamento, hoje em dia agradeço e fico feliz, também aproveito para elogiar minha interlocutora, busco algo nela que me agrade, afinal, trocar gentilezas é bom para todos: quem dá e quem recebe, todos lucram!
    parabéns por este puxão de orelha coletivo, precisamos mesmo nos policiar e deixar de nos boicotar, se alguém viu algo de belo é por que está lá, visível aos olhos de quem vê! que bom! vamos apenas, sorrir, agradecer e curtir, elogios sinceros são sempre muito bem vindos... vou pedir permissão a vc para copiar seu texto e enviar a amigas minhas que precisam ler isso e introjectar, principalmente vindo de pessoas experts em beleza como vc!
    Grande beijo e tenha uma linda semana!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito emocionada ao ler o comentário da Rita de Cássia, pois, para mim, é muito importante conjugaro verbo " Amor" e tentar elevar a auto-estima do próximo, sempre!

    Feliz por vocês estarem sempre lendo e prestigiando meus postos que, espero, de alguma forma, façam a diferença na vida de cada um.
    Bjkssss
    DAny Padilla

    ResponderExcluir
  4. Dany, este post é perfeito. Estava falando sobre isso essa semana mesmo com uma amiga que faz isso SEMPRE. Eu já fiz um dia, mas não faço mais. Como você disse, aprendi a aceitar o elogio com um sorriso e um muito obrigada!

    Espero que o seu post ajude muitas mulheres a não se sentirem culpadas ou desmerecedoras de um elogio!!

    Bjs

    ResponderExcluir

Para te encorajar a escrever, pois adoro quando comentam meus posts!