Você Sabe o que é Etiqueta?


Provavelmente você não sabe definir ao pé da letra o que é etiqueta, mas tenho certeza de que sabe perfeitamente o que é grosseria.

“Grosseria é todo comportamento que faça com que eu me sinta um idiota ou mais burro do que realmente sou!”

Desculpem-me pela grosseria da definição, mas foi proposital. É para fazer pensar mesmo. Será que desejamos sempre nos arrepender por comportamentos inaceitáveis que nos deixem com a tal “ressaca emocional”, certos de termos exagerado na reação pelo simples motivo de não termos respirado fundo e pensarmos duas vezes antes de agirmos com a cabeça quente?

Sei que na escrita as coisas funcionam, e sei que é difícil pensarmos nos tais conjuntos de regras que norteiam nosso comportamento chamadas de etiqueta, quando estamos no “modo combustão pura!” .

"Mood"  Grosseria Pura!

Mas, existe um livro genial, lançado nos idos anos 80, chamado “Inteligência Emocional”, que nos dá uma redefinição do conceito do que é ser realmente inteligente.

E por que este conceito é tão importante? Por que, ao seguirmos os ensinamentos do autor Daniel Goleman, do equilíbrio entre a razão e a sensibilidade, entre o cérebro e o coração, jamais priorizando um em função do outro, conseguiremos administrar nossas emoções e, consequentemente, alcançar nossos objetivos.

E por que isto é tão importante? No âmbito profissional, quem administra suas emoções e trabalha de forma ética consegue ser mais produtivo em ideias e resultados, além de contribuir para o desenvolvimento de um ambiente harmonioso no trabalho e se destacar neste ambiente corporativo, sendo profissional diferenciado.

E não custa nada lembrar que uma imagem mal colocada por acabar com uma carreira profissional. E que se duas pessoas com a mesma capacitação técnica estiverem concorrendo a um lugar no mercado de trabalho, se sairá melhor a que melhor souber se apresentar e tratar bem as pessoas.


E o que é uma atitude vencedora? É um misto de segurança com confiança e presença, que são motivadas por um toque de empatia, muito autocontrole, automotivação, auto percepção e práticas sociais.. Ao contrário da atitude perdedora, que vem acompanhada de medo, desânimo e confusão mental.

Perceba que seu sucesso na vida só depende de você e que não existem “pedras no caminho” por você talvez não possuir o “verniz social” que muitas pessoas recebem do berço. Pois, com confiança em si mesmo, você pode chegar aonde desejar, afinal, as pedras estão no caminho de todos, mas só os que possuem atitude positiva não se boicotarão e poderão chegar aonde quiserem. 
Artigo escrito por Dany Padilla



Educação Pessoal e Motivação Profissional: 
Contrate Palestras e Treinamentos com Dany Padilla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para te encorajar a escrever, pois adoro quando comentam meus posts!