A moda está na moda?




E não é que estava em um desfile de moda, loja chiquetérrima, e uma menina, com apenas 09 anos, filha de uma amiga minha, me fez esta pergunta? Fiquei tão surpresa, que pedi à ela que prolongasse o assunto... E a fofa comentou que não gostava de looks ‘combinandinhos’ e por aí vai...  Depois desse banho de dicas fashions, não podia de deixar de convidá-la para participar do blog, e hoje  ela escreve para nós uma vez por semana, na "Terça Teen com a Malu", uma fofa! Pois é, esta pequena expert em moda está muito certa, pois a pior coisa que existe é são as pessoas seguidoras de tendências, as Fashion Victim. O mais importante é desenvolvermos um estilo pessoal e consumirmos, na moda, apenas aquilo que tem a ver com a nossa personalidade, estado de espírito ou, ainda, nosso físico. Já pensou uma moça gordinha usando um vestido justo que deixa à mostra todas suas gordurinhas, só por que está na moda? É o fim da picada, vamos combinar...

Mas, existe um outro lado do mundo fashion, que é a moda como negócio. Percebemos isso ao assistirmos às tantas novelas que levam o figurino a sério, como o remake de "Ti Ti Ti", a consultora de imagem em "Escrito nas Estrelas", entre outras. Além disso, há o imenso sucesso comercial das semanas de moda - Fashion Rio e São Paulo Fashion Week-, e a proliferação de lojas virtuais tendo como foco a moda. Com tudo isso, acabo certa de que, sim, a moda está na moda!!! Mas como um negócio sério, pensado, focado em lucros e resultados.

E pessoas, vamos combinar que, para esta indústria ser tão lucrativa quanto os investidores o desejam, as coleções tem que se multiplicar e os estilos que estão na moda idem. Pois só o que faz a indústria da moda lucrar é o consumismo desenfreado, estimulado por tantas e tantas revistas de moda... E, se eu que trabalho com isto, acabo ficando confusa, imagine minha pobre leitora cujo foco profissional é outro? Confesso que, em determinado momento, comecei a consumir moda em detrimento do estilo pessoal, e acabei virando uma salada ambulante e sem personalidade. Ainda bem que este surto passou rápido e logo fiz as pazes com minha imagem...

Agora que atire a primeira pedra quem de nós não consome moda? Eu, realmente, tenho telhado de vidro, pois aqui em Ipanema, onde moro, as liquidações parecem como o canto da sereia, me seduzindo com lindos sapatos ou vestidos maravilhosos e, confesso, tentei ser cega a este movimento consumista, afinal, tenho mais de 1.000 peças cadastradas no software "Com Qual Roupa?", mas como dar as costas a uma vitrine com 70% de liquidação e um vestido clássico que me acompanhará por anos a fio? Eu não consegui e mostro aqui minhas últimas comprinhas.... 


Um beijo e até a próxima liquidação que me inspire para outro artigo fashion...

Dany Padilla

Um comentário:

  1. Tá rolando um sorteio lá no meu cantinho, se puder dê uma passadinha por lá tá?:) bjo

    ResponderExcluir

Para te encorajar a escrever, pois adoro quando comentam meus posts!